O Carnaval em Entrimo

Diz-me aqui o João que Entrimo vem do latim interamnus, que significa localizado entre dois rios (neste caso, o Lovios e o Cabaleiros). Trata-se de um pequeno povoado espanhol que nos permite encurtar a viagem do Porto até Castro Laboreiro em cerca de meia-hora, face ao percurso que passa por Melgaço.

Consta que tem mais de mil habitantes, mas estranhamente, no Domingo de Carnaval, não nos cruzámos com quase nenhum. Tinham sido substituídos por estranhos seres com roupas de cores garridas, que se dedicavam a atividades específicas. Tivemos algum receio de circular entre eles, porque, apesar de até terem um ar simpático, estavam a administrar a oitava dose contra a covid com uma seringa de tamanho assustador.

Mas as festas no Município são muito mais completas e incluem um conjunto de etapas que se estendem por outras localidades. No período em que por lá passámos, deviam estar todos concentrados em Ferreirós, num lanche carnavalesco. Em A Terrachán decorre um desfile de “madamitas e madamitos”, em que são envergados trajes típicos brancos e vermelhos, acompanhados de cabeçudos e gaiteiros. Também consta que há o enterro da sardinha (?) e uma procissão noturna. Sem dúvida, muito mais a explorar na zona. Que para o ano a reportagem seja mais completa!

1 Comment

Deixe um comentário