Se já passou um ano de blog, também houve novo Carnaval em Entrimo.
Depois de devidamente estudado o programa das festas de 2023, optámos pelo cortejo de Madamitas e Madamitos. Estava previsto para as 17 horas do Domingo de Carnaval e para lá abalámos com alguma margem para passear pela terra.
Voltámos a encontrar criaturas de pouca fala a engalanar as ruas, fazendo tal dedicação da população com os festejos carnavalescos prever uma festa de arromba. Nada! Para além dos estranhos seres, as ruas estavam vazias e o tempo custou a passar. O município tem alguns pormenores bonitos, com a Igreja de Santa María la Real de Entrimo a destacar-se. No entanto, também tem prédios e outras construções feias que tornam o lugar pouco apetecível para passeios.
O encontro com notas de 500 euros a saírem dos bolsos de um dos bonecos, ainda fez despertar o coração do João, que tão entusiasmado anda com a questão do dinheiro. Mas eram falsas… e rapidamente mergulhou novamente no discurso “já podemos ir embora?”.
Finalmente ecoou o som dos gaiteiros e o almejado cortejo iniciou a sua passeata, mantendo viva a tradição. Creio que a maioria da população nele tenha participado, o que explica a ausência de público.
Não me parece que para o ano volte a haver reportagem sobre o Carnaval de Entrimo. Será tempo de explorar o que se passa em Castro, onde nos constou que também se festeja o “entroido”, como os da terra gostam de dizer.



com um par de bêbados








