Colmeias – IV

Da última vez que falei em colmeias, estava tristonho e desejoso pela época dos enxames. Pois bem, graças ao nosso vizinho e irmão da Duartina, o António, temos agora não uma, nem duas mas sim três colmeias! Temos assim na Entalada um trio integralmente resgatado do carvalhal do Teso.

A colmeia verde é a do ano passado. Aguentou o inverno com grande valentia e tem revelado uma actividade fabulosa durante a primavera (ver vídeo). Tem uma alça (laranja) colocada desde o verão e estou convencido que terei de colocar uma segunda em breve.

A azul é a primeira das novas deste ano. Alberga o enxame mais pequeno e por isso resolvemos colocá-la ao lado da verde (a ver se a actividade da vizinha a contagia). No espaço de uma semana, a sua população parece ter duplicado, mas está ainda a adaptar-se ao novo local. Curiosamente, parece ser o enxame mais agressivo dos três.

A amarela também é a que tem o maior dos novos enxames e já está em grande actividade. Ficou colocada num novo local, virada para sul e protegida do norte, mesmo ao lado da horta. Tivemos que construir um novo telheiro especialmente para ela e a sua localização tem para nós a grande vantagem de podermos ver da varanda a actividade constante das suas abelhas.

É uma época muito feliz do ano. Ter sol, flores e abelhas. E uma família ao lado.

Deixe um comentário