Trilho do Monte do Quinxo

No Sábado, consegui riscar da minha lista de coisas a explorar em Castro, um trilho no Monte do Quinxo que nasce logo a seguir à ponte transfronteiriça de Ribeiro de Baixo para subir a encosta em direcção a Norte. Suspeitava que o mesmo levasse ao carvalhal que antecede a aldeia galega de A Pereira, zona que conhecemos muito bem devido às nossas anteriores incursões pela Rota do Pão até à Casa do Frade. Não me enganei. Subestimei foi não apenas a distância como a dificuldade da tremenda subida final.

Como a Manela estava meia adoentada, consegui convencer o pequeno a vir comigo. Que iríamos com os cães, que seria um bom treino para a sua prova de corta-mato na escola e que seriam menos de 10km (afinal foram 14 e porque a mãe nos foi buscar à Ameijoeira, senão o percurso circular atingiria na boa os 16km). Bons argumentos, portanto, se bem que falaciosos.

O início do percurso foi muito fácil e agradável, sempre a descer pela EM1160 da Entalada até à bela aldeia de Pousios, por onde já tínhamos passado quando fizemos, em sentido contrário, o Trilho do Curro da Velha. A partir daí, a descida continua mas o piso fica muito irregular e o caminho tem zonas com alguma vegetação alta. É então que surge em baixo o vale do Rio Laboreiro (que os galegos apodam de Barcia) e, em cima, o autêntico paredão de granito que é o Monte do Quinxo. É quando se atravessa para o lado galego em Ribeiro de Baixo que a aventura verdadeiramente começa: são mais de 3km sempre a subir até ao estradão de terra que une A Pereira à Ameijoeira. Em contrapartida, pode-se desfrutar de paisagens magníficas e de uma panorâmica única sobre todos os lugares fixos do vale ao longo da subida pela sua margem poente: é um pequeno prodígio rural feito pelo homem a tessitura de muros, caminhos e casarios que se estende pelos lugares cujos nomes parecem prometer descobertas e peripécias infindas: Ribeiro de Cima, Terços, Além, Rio de Ossos, Pousios e Ribeiro de Baixo.

O pequeno foi um valente e nunca se queixou. Melhor companhia não existe.

Percurso no Garmin Connect (13,79km, 416m de desnível positivo, 3h37)

Deixe um comentário